Bolsonaro nos EUA: o que esperar do primeiro encontro do presidente brasileiro com Trump? | Maxion Baterias

Bolsonaro nos EUA: o que esperar do primeiro encontro do presidente brasileiro com Trump?

Tragédia com barragem da Vale em Brumadinho pode ser a pior no mundo em 3 décadas
10 de junho de 2019
Proposta aumenta limite de pontos para suspensão do direito de dirigir
28 de junho de 2019

“Pela primeira vez em muito tempo, um Presidente brasileiro que não é antiamericano chega a Washington. É o começo de uma parceria pela liberdade e prosperidade, como os brasileiros sempre desejaram”, tuitou o presidente Jair Bolsonaro (PSL) neste domingo (17), ao desembarcar em Washington (EUA).

político do PSL é o primeiro mandatário a abrir as visitas a outros chefes de Estado com os EUA em muito tempo: isto não acontecia desde 1962, quando o dono da cadeira era João Goulart, o Jango (1919-1976).

Bolsonaro se encontrará nesta terça-feira (19) com o presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump. Esta será a principal atividade da viagem de três dias aos EUA. É a primeira visita oficial de Bolsonaro a outro chefe de Estado desde que ele tomou posse. No fim de janeiro, o presidente brasileiro foi a Davos, na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial.

Considerado de esquerda e derrubado pelo golpe militar de 1964, João Goulart não escolheu os EUA para sua primeira viagem oficial, em 1962, apenas por mera afinidade com o presidente norte-americano da época, o democrata John Kennedy. Jango foi aos EUA também pedir dinheiro emprestado – o Brasil vivia então uma grave crise econômica. João Goulart foi acompanhado do então ministro da Fazenda, Walther Moreira Salles, e foi bem tratado pelos americanos, mas voltou praticamente de mãos abanando: o governo dos EUA emprestou ao Brasil um valor considerado insuficiente (cerca de US$ 1 bilhão, em valores corrigidos).

Pouco depois, a situação mudou e o governo de John Kennedy chegou a cogitar uma ação armada contra Goulart.

Fonte: BBC NEWS: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47621289

× Como podemos ajudar?