Bolsonaro nos EUA: o que esperar do primeiro encontro do presidente brasileiro com Trump? | Maxion Baterias

Bolsonaro nos EUA: o que esperar do primeiro encontro do presidente brasileiro com Trump?

“Pela primeira vez em muito tempo, um Presidente brasileiro que não é antiamericano chega a Washington. É o começo de uma parceria pela liberdade e prosperidade, como os brasileiros sempre desejaram”, tuitou o presidente Jair Bolsonaro (PSL) neste domingo (17), ao desembarcar em Washington (EUA).

político do PSL é o primeiro mandatário a abrir as visitas a outros chefes de Estado com os EUA em muito tempo: isto não acontecia desde 1962, quando o dono da cadeira era João Goulart, o Jango (1919-1976).

Bolsonaro se encontrará nesta terça-feira (19) com o presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump. Esta será a principal atividade da viagem de três dias aos EUA. É a primeira visita oficial de Bolsonaro a outro chefe de Estado desde que ele tomou posse. No fim de janeiro, o presidente brasileiro foi a Davos, na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial.

Considerado de esquerda e derrubado pelo golpe militar de 1964, João Goulart não escolheu os EUA para sua primeira viagem oficial, em 1962, apenas por mera afinidade com o presidente norte-americano da época, o democrata John Kennedy. Jango foi aos EUA também pedir dinheiro emprestado – o Brasil vivia então uma grave crise econômica. João Goulart foi acompanhado do então ministro da Fazenda, Walther Moreira Salles, e foi bem tratado pelos americanos, mas voltou praticamente de mãos abanando: o governo dos EUA emprestou ao Brasil um valor considerado insuficiente (cerca de US$ 1 bilhão, em valores corrigidos).

Pouco depois, a situação mudou e o governo de John Kennedy chegou a cogitar uma ação armada contra Goulart.

Fonte: BBC NEWS: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47621289

× Como podemos ajudar?